Última modificación: 2023-08-15
Resumen
Este trabalho discute a narrativa como potencial de trans-formação do sujeito no processo de constituição da autoria docente na formação em redes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, narrativa com ênfase na investigação-ação-formação, que utiliza o dispositivo metodológico a Documentação Narrativa de Experiência Pedagógica. A base epistemológica ancora-se no pensamento decolonial a partir das epistemologias do Sul. Em um estudo de conhecimento inicial feito para esta pesquisa, com um recorte temporal nos últimos cinco anos, no banco de tese e dissertações do portal de Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES /BRASIL, com os descritores: autoria docentes e documentação narrativa de experiência pedagógica, com filtro em Educação, o resultado revelou lacunas que este estudo deseja contribuir para preenchê-la. Apenas dois trabalhos discutem autoria articulados à Documentação Narrativa, mas não é objeto de estudo, deixando entrever necessidade de aprofundamento e o entendimento da autoria como princípio articulado com a política de conhecimento. Em visa disso e de outras leituras, esta pesquisa aposta que as autorias docentes possam expressar modos outros de pensar, ser, saber, estar e atuar na docência, problematizando, subvertendo, fissurando a manutenção das estratégias do poder capitalista/ patriarcal/ heteronormativo/ moderno/colonial. Temos as “esperanças pequenas” (Walsh, 2017) de que, a partir da narrativa de experiência na escola, a formação em rede acione as autorias docentes e que estas, quando colocadas à luz na formação em rede; sejam valoradas e se revelem em perspectivas de horizontes outros, utópicos, criativo e transformador, situadas no reverso do poder dominante, universalizante/monocultural, tendo como direção à construção de outras epistemes possíveis. Esperamos que esta investigação, como ênfase nas narrativas docente, contribua para a produção de conhecimento nos debates sobre autoria no campo da formação docente em rede, com ressoar em currículos, políticas e práticas em Educação e valorização da autoria docente.
-Este trabajo discute la narrativa como potencial de trans-formación del sujeto en el proceso de constitución de la autoría docente en la formación en redes. Se trata de una investigación cualitativa, narrativa con énfasis en la investigación-acción-formación, que utiliza el dispositivo metodológico la Documentación Narrativa de Experiencia Pedagógica. La base epistemológica se ancla en el pensamiento decolonial a partir de las epistemologías del Sur. En un estudio de conocimiento inicial hecho para esta investigación, con un recorte temporal en los últimos cinco años, en el banco de tesis y disertaciones del portal de Coordinación y Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior- CAPES /BRASIL, con los descriptores: autoría docente y documentación narrativa de experiencia pedagógica, con filtro en Educación, el resultado reveló lagunas que este estudio desea contribuir a completarla. Solo dos trabajos discuten autoría articulados a la Documentación Narrativa, pero no es objeto de estudio, dejando entrever necesidad de profundización y el entendimiento de la autoría como principio articulado con la política de conocimiento. En cuanto a eso y de otras lecturas, esta investigación apuesta que las autorías docentes puedan expresar modos otros de pensar, ser, saber, estar y actuar en la docencia, problematizando, subvertiendo, el mantenimiento de las estrategias del poder capitalista/ patriarcal/ heteronormativo/ moderno/ colonial. Tenemos las "esperanzas pequeñas" (Walsh, 2017) de que, a partir de la narrativa de experiencia en la escuela, la formación en red accione las autorías docentes y que éstas, cuando sean puestas a la luz en la formación en red; sean valoradas y se revelen en perspectivas de horizontes otros, utópicos, creativos y transformadores, situados en el reverso del poder dominante, universalizante/monocultural, teniendo como dirección la construcción de otras epistemes posibles. Esperamos que esta investigación, como énfasis en las narrativas docente, contribuya para la producción de conocimiento en los debates sobre autoría en el campo de la formación docente en red, con resonar en currículos, políticas y prácticas en Educación y valorización de la autoría docente.
Palabras clave
Añadir comentario